quinta-feira, 6 de março de 2014

EVARISTO TORQUATO "ETERNIZADO"



Sr. Evaristo Torquato, Mestre de Folia de Reis.
79 anos de folia catira e tradição cultural Evaristo Torquato mestre de folia de reis “Uberaba MG”

A Folia de Reis Sagrado Nascimento de Uberaba Minas Gerais, tem no mestre de folia Evaristo Torquato de 79 anos e 54 de folia, o guardião da tradição da manifestação genuína da folia, pois começou aos cinco anos e até hoje é continuada pelos seus descendentes, se tornado um ícone da cultura popular na sua região e no país neste seguimento.
Seu Evaristo recebeu o premio de mestre de Folia de Reis do ministério da cultura oferecido ao projeto da pesquisadora de Danças Brasileiras Caroline de Miranda, Seu Evaristo com uma vitalidade impar onde comandava o grupo “Sagrado Nascimento”composto por 12 pessoas transmitindo todo o conhecimento acumulado em quase um século de experiência na realização da folia, onde garantiu sua continuidade.
Nascido em Formiga MG, seu Evaristo, aos vinte anos mudou-se para Uberaba viúvo de Dona Hilda Amaral, dois filhos e nove netos, dos quais Wosley o neto que se tornou seu companheiro na jornada para preservar e dar continuidade a tradição da folia e da catira, promovendo e cultivando a genuína cultura deste nosso pais.

Foram grandes acontecimentos onde participamos e criamos a todo o momento neste espaço em que vivemos e tivemos o privilégio de ter o Sr. Evaristo Torquato, além da escola de música que considero ser uma folia de reis, surgiu o grupo de violeiros intitulado Orquestra de violeiros Dom Divino. As figuras ilustram toda uma vida dedicada e resultado de uma devoção a causa da preservação e perpetuação de nossa manifestação popular.

Muitos nem sabem o que é catira, popularmente é conhecida como uma troca de objetos e que na realidade é isso mesmo, só que na catira dança se faz uma troca sim mas de conhecimentos por intermédio de gestos, ações, olhares que resulta em uma fabulosa e emocionante arte, "A CATIRA" .
 O grupo de catira Tradição de minas se faz presente em eventos para que se possa levar transmitir nossa cultura aos povos que a desconhecem.
É gratificante ter um grupo repassando os conhecimentos de nossos mestres. A catira é cativante e instrutiva além de ser considerada por estudiosos da educação física ser de benefício diversos tanto psicológicos quanto físico e educativo.
Grandes valores são obtidos no exercício da catira. O social é grande trunfo que muitos desconhecem. http://www.efdeportes.com/efd132/dancar-faz-bem-e-a-catira-tambem.htm
São grandes os feitos desta manifestação cultural como sócio educacional para o indivíduo que a pratica.
http://www.efdeportes.com/efd125/catira-uma-tradicao-cultural-na-perspectiva-do-entretenimento.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário